quinta-feira, 22 de julho de 2010

Resistência de Paradigmas no Processo Educacional

Ao analisarmos o processo educacional brasileiro percebemos que ao longo dos anos vem acontecendo mudanças e quebra de paradigmas.Alem da colaboração de educadores e pesquisadores que contribuem relevantemente para tais mudanças, podemos contar também com o enfoque de políticas publicas para a superação e melhoria da qualidade educacional.No entanto,não podemos negar que ainda enfrentamos inúmeras barreiras que impedem a modificação mais ativa no processo educativo.

Ao longo da história, nosso olhar sobre o mundo e sobre as coisas, sofre por um contínuo processo de mudança. Essa é uma condição vital no desenvolvimento pelas quais todas as gerações anteriores e posteriores a nossa existência, passam. E esse contínuo, de construção e desconstrução, perpassa por superposições na quais um novo paradigma transforma o antigo e uma nova história se inicia. E assim a história da mudança da educação não está isenta as várias mudanças históricas, apesar de sua resistência.
se observarmos o cenário atual, podemos dizer o quanto ao nível econômico, o ambiente familiar dá lugar à fábrica, na modernidade, por um aumento de produtividade e trabalho especializado, . Para o nível Político, tem-se um estado como centralizador do poder, E ao nível pessoal, tem-se a imagem de construção de identidade diante do uma coletividade, pertencendo a um grupo, por outro lado, tem-se o empobrecimento da autonomia intelectual. Não podemos deixar de relatar o surgimento das TICs a importância que esta requer nesse novo contexto. Mesmo sabendo da sua importância ,a escola continua fragmentando o conhecimento em especialidades, a super valorização do conteúdo em detrimento ao processo de construção de conhecimento, ratificados em metodologia e currículos rígidos, restando aos alunos obediência e submissão.
Nos educadores devemos evitar que o conhecimento humano seja adquirido pelo individuo por meio da transmissão estruturadora do processo ensino-aprendizagem, e que o sujeito não tenha um papel significante em sua aquisição e em sua elaboração. A educação, deve ser compreendida como uma
busca em uma relação de construção de conhecimento com as possibilidades que essa ferramenta possa vir a oferecer e interagir de forma mais segura com o paradigma da complexidade superando as dificuldades existentes.
Ao desenvolvermos uma atividade em sala de aula é importante que focalize a forma como se processa a aprendizagem, a contribuição da matemática para educação, o uso dos jogos digitais e/ou não nas escolas e suas conseqüências no processo de ensino e aprendizagem. Os jogos educativos tornam-se relevantes, tendo em vista que os alunos se envolvem emocionalmente, promovendo uma aprendizagem significativa.
A dificuldade dos alunos em Matemática é muito significativa e começa nos primeiros anos da vida infantil. O educador pode e deve utilizar diversas ferramentas para dar mais ênfase ao seu trabalho, dar mais significado às suas atividades, valorizando o aprendiz como algo essencial no processo ensino-aprendizagem. Podemos citar como exemplo o uso das TICs, como instrumento mediador do processo de ensino e aprendizagem, torna-se relevante, pois os alunos se envolvem emocionalmente com as atividades também chamadas de jogos educacionais e encontram significado para sua aprendizagem. .
O jogo é uma importante ferramenta para o ensino -aprendizagem, pois na vida da criança o jogo ocupa o papel principal. É por meio da brincadeira que a criança se desenvolve e sem perceber aprende diversos conceitos significativos para sua vida. As crianças brincam com dedicação, entusiasmo e seriedade. Elas investem no prazer lúdico, no desafio do momento, na alegria e até mesmo nos esforços sofridos para vencer os desafios de certos jogos. Jogando a criança, o jovem ou mesmo o adulto sempre aprende algo, sejam habilidades, valores ou atitudes, portanto, pode-se dizer que todo jogo ensina. Isso não significa que tudo que o jogo ensina é bom. O jogo é lúdico. Toda a atividade que incorpora a ludicidade pode se tornar um recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Por meio da multimídia é possível trabalhar qualquer conteúdo de forma agradável e estimulante. As atividades digitais, entre elas, o jogo, se constituem em ferramentas que se bem utilizadas ensinam enquanto divertem.
No entanto, sabemos que tantas outras ações o professor pode utilizar para tornar a sua prática mais relevante .Torna-se necessário a realização da leitura e análise da situação desenvolvida a partindo de um referencial que busque reconhecer o processo de formação em seu movimento de mudança qualitativa. O movimento contínuo entre a teoria e os dados resultantes do trabalho .
Não é tarefa fácil caracterizar instrumentos avaliativos, já que estes são parte relevantes no processo de ensino. Ao nos retratarmos sobre o teste e teste em duas fases o que denominamos teste e prova , ainda compreendemos um meio avaliativo baseado em uma concepção tradicional ,onde o conhecimento é questionável por meios questionáveis, já que este instrumento avaliativo não é capaz de representar o conhecimento do aluno.
O termo avaliativo teste e prova ainda atribui a significância em atribuir nota tem sido associado a expressões como: fazer prova,teste e fazer exame. Esta associação, tão freqüente em várias escolas, é resultado de uma concepção pedagógica arcaica, mas tradicionalmente dominante. Nela a educação é entendida como mera transmissão e memorização de informações prontas e inquestionáveis e o aluno é visto como um ser passivo e receptivo. Conseqüentemente, a avaliação se restringe a mensurar a quantidade de informações retidas e assume um caráter seletivo e competitivo.
O uso de portfólios como instrumento avaliativo pode ser visto como uma das alternativas de avaliação capazes de superar as formas tradicionais que, além de classificatórias, são excludentes em qualquer nível e modalidade de ensino.Com esse tipo de atividade pode –se de certa forma convidar o educando a assumir para a responsabilidade pessoal sobre seu processo de aprendizagem, favorecendo a análise de singularidades e peculiaridades do desenvolvimento de cada um. Com esses pressupostos, entende-se que o portfólio pode vir a se constituir num instrumento capaz de dar respostas significativas para a construção do conhecimento.
O Portfólio,relatório e ensaios apresentam as experiências que ora se relata, tem a finalidade de, num documento personalizado, representar os objetivos e trabalhos específicos de seu autor, acompanhados de uma profunda reflexão. Entendendo o portfólio como facilitador da reconstrução e reelaborarão, por parte de cada estudante, do processo de ensino -aprendizagem ao longo de um período de ensino, sua elaboração oferece oportunidade de refletir sobre o progresso dos estudantes em sua compreensão da realidade, ao mesmo tempo em que possibilita introduzir mudanças necessárias imediatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário