quinta-feira, 22 de julho de 2010

Contribuições de Paulo Freire para Pedagogia

Em seus trabalhos, Paulo Freire teve um marco na rupturada historia pedagógica ,defendendo a idéia de que a educação não pode ser um depósito de informações do professor sobre o aluno . Respeitando-se a linguagem, a cultura e a história de vida dos alunos pode-se levá-los a tomar consciência da realidade que os cerca, discutindo-a criticamente.
A base da pedagogia de Paulo Freire é o diálogo libertador e não o monólogo opressivo do educador sobre o educando.Na relação dialógica estabelecida entre o educador e o educando faz-se com que este aprenda a aprender. Respeita-se o aluno não o excluindo da sua cultura, fazendo-o de mero depositário da cultura dominante. Ao se descobrir como produtor de cultura, os homens se vêem como sujeitos e não como objetos da aprendizagem.
Ao longo de sua militância educacional, social e política, Freire jamais deixou de lutar pela superação da opressão e desigualdades sociais entendendo que um dos fatores determinantes para que ela se dê ao desenvolvimento da consciência crítica através da consciência histórica. Seu projeto educacional sempre contemplou essa prática, construindo sua teoria do conhecimento com base no respeito pelo educando, na conquista da autonomia e na dialogicidade enquanto princípios metodológicos.
Torna-se fácil perceber as contribuições trazidas por Paulo Freire para a educação brasileira , visto que o mesmo é um educador com profunda consciência social. Mais do que ler, escrever e contar, a escola tem tarefas mais sérias - desvelar para os homens as contradições da sociedade em que vivem.
Na concepção freiriana, o homem é considerado um aprendiz em processo constante de busca e sonhador com a construção de uma sociedade mais justa e mais humana. Acredita nos seres humanos como indivíduos, cidadãos e profissionais, preparados e compromissados em desempenhar melhor seus papéis na sociedade.
Paulo Freire marcou uma ruptura na história pedagógica de seu país e da América Latina. Através da criação da concepção de educação popular ele consolidou um dos paradigmas mais ricos da pedagogia contemporânea rompendo radicalmente com a educação elitista e comprometendo-se verdadeiramente com homens e mulheres. Num contexto de massificação, de exclusão, de desarticulação da escola com a sociedade, Freire dá sua efetiva contribuição para a formação de uma sociedade democrática ao construir um projeto educacional radicalmente democrático e libertador. Assim sendo, seu pensamento e sua obra é, e continuará sendo, um marco na pedagogia nacional e internacional
Freire dá sua efetiva contribuição para a formação de uma sociedade democrática ao construir um projeto educacional radicalmente democrático e libertador. Assim sendo, seu pensamento e sua obra é, e continuará sendo, um marco na pedagogia nacional e internacional.
Portanto, a oralidade de Paulo Freire, não expressa somente seu estilo pedagógico, mas revela que a inteligência se constrói frente a uma contínua interação entre o homem e o meio.Nota-se que o educando pode beneficiar-se, muitíssimo, quando tem a possibilidade de viver em um ambiente que lhe é favorável, com oportunidades de agir livremente.Paulo Freire, pensador brasileiro, afirma que a leitura do mundo precede a leitura da palavra. Antes de ler a palavra, o adulto lê o mundo através de gestos, olhares, expressões faciais, do cheiro, do tato, do olfato. Como qualquer leitura é uma produção de sentido, os alunos procuram criar sentidos para o mundo que o rodeia. É no contato com 'outro', e com o 'mundo' que são construídos símbolos, inicialmente muito singulares e próprios até chegarem a se construir em significados compartilhados socialmente.
A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda.(Paulo Freire)

Um comentário:

  1. titanium pipe | Tioga River Farms
    Tilt. titanium mig 170 The rocket league titanium white titanium pipe was first introduced to the United States in 1996 when the railroad operator worked under can titanium rings be resized William R. R. titanium trim reviews R. Yannick Jr. titanium wallet (born November

    ResponderExcluir