quinta-feira, 22 de julho de 2010

Tendências Metodológicas

Escola Tradicional

Na Escola Tradicional o conhecimento humano Possui um caráter cumulativo , onde o individuo adquire através da transmissão dos conhecimentos realizada na escola , o aprendiz tem um papel de passividade competindo ao mesmo memorizar definições, enunciados,que lhes são oferecidos.A autoridade e inquestionável , a principal preocupação é o controle da aplicação dos programas e ordens emanadas do Estado. Nessa escola o aluno recebe ordens, normas recomendações do professor e exercita a disciplina, a obediência. Ocorre uma relação de superioridade do professor sobre o aluno, onde a aprendizagem aparece sob a forma de unidades isoladas de estudo como se pode ler :
Com as iniciataivas cabiam ao professor, o essencial eram contar com um professor razoavelmente bem preparado. Assim as escolas eram organizadas em formas de classes,cada uma contando com um professor que expunha as lições es que os alunos seguiam atentamente e explicava os exercícios que os alunos deveriam realizar disciplinarmente.(Saviani ,1991. p.18 ).
O processo didático prioriza métodos de ensino-aprendizagem, no qual o aluno recorre o caminho de aprendizagem do abstrato para o concreto, do geral para o particular, do remoto para o próximo. Os materiais didáticos baseiam-se em um modelo de questões , livros,texto repletos de conteúdos informativos e conceituais, fragmentados de forma a serem mais facilmente memorizados pelos alunos. A avaliação dos alunos se constitui no controle da aprendizagem e se realiza unicamente mediante exames, que refletem a capacidade de retenção e de acúmulo de conhecimento memorizado pelos alunos.

Escola Nova

Nessa escola os exercícios de autonomia e descentralização. As atividades são centradas nos alunos, tendo em vista a estimulação da iniciativa. Valorizam-se as interações com o meio social enfatizando as vivências dos alunos,bem como o contexto em que a escola está situada. O primordial e a convivência , valorizando as interações com o meio social e a busca pelo enriquecimento das vivências dos alunos incorporando no currículo o contexto em que a escola está situada. Observa-se também que o professor visualiza o aluno como parte da escola e não algo isolado ,valorizando Os princípios que regem as relações sociais na escola são: atividade, vitalidade, liberdade, individualidade e coletividade.
O processo de aprendizagem e conduzido pelo professor partindo da experiência do aluno, da observação, da manipulação, de atividades sobre realidades concretas como forma de se atingir a abstração pelo método indutivo. Valoriza-se , portanto a participação ativa do aluno, sendo que a avaliação ocorre de forma qualitativa no processo de construção do conhecimento.

Escola Ativa

Nesse modelo as relações pessoais são privilegiadas, assim como a preocupação de manter todas as fontes de informações de forma eficaz. A discussão e elemento essencial na busca incessante de obtenção de consensos. O professor participa do processo ensino-aprendizagem como facilitador , proporcionando iniciativa ao aluno em dispor de : criatividade, iniciativa, liberdade individual, a ação e a descoberta.
Nesta escola são os próprios alunos que constroem os seus recursos educativos, com a ajuda do professor. A escola ativa não dá ênfase a avaliaçao, pois o importante é o próprio processo de aprendizagem.
Escola Comportamentalista
Parte-se do pressuposto de que a inteligência seja uma faculdade capaz de acumular/armazenar informações. Aos alunos são apresentados somente os resultados desse processo, para que sejam armazenados.
Evidencia-se o caráter cumulativo do conhecimento humano, adquirido pelo indivíduo por meio de transmissão, de onde se supõe o papel importante da educação formal e da instituição escola.
Atribui-se ao sujeito um papel insignificante na elaboração e aquisição do conhecimento. Ao indivíduo que está "adquirindo" conhecimento compete memorizar definições, anunciando leis, sínteses e resumos que lhes são oferecidos no processo de educação formal.
O método dessa corrente privilegia os procedimentos que levam em conta a exterioridade do comportamento, o único considerado capaz de ser submetido a controle e experimentação objetivos. Suas experiências estão fundamentadas no behaviorismo.
Na relação professor-aluno, o professor converte-se num burocrata, cuja única função é interpretar em objetivos operativos e terminais os objetivos gerais definidos pelo Estado, e verificar continuamente se os alunos os conseguem atingir. A relação professor-aluno está marcada por centenas de objetivos que devem ser atingidos ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem.
o saber é transmitido em pequenas unidades previamente divididas em função de objetivos específicos suscetíveis de serem mensuráveis. O aluno recebe estes conteúdos sem qualquer relação com os seus conhecimentos prévios.

Escola Construtivista

A teoria construtivista prioriza os procedimentos e as estratégias criadas pelo aluno. O desenvolvimento cognitivo é produzido pelo processo de internalização da interação social com materiais fornecidos pela cultura, sendo que o processo se constrói de fora para dentro. A criança progride na formação de conceitos após dominar o abstrato e combinar com pensamentos mais complexos e avançados. Na continuação da ducação os conceitos tornam-se concretos, aplicam-se as habilidades aprendidas, por instruções, e as adquiridas em experiências da convivência social.
O sujeito não é apenas ativo, mas interativo, porque forma conhecimentos e se constitui a partir de relações intra e interpessoais. É na troca com outros sujeitos e consigo próprio que se vão internalizando conhecimentos, papéis e funções sociais, o que permite a formação de conhecimentos e da própria consciência. Trata-se de um processo que caminha do plano social - relações interpessoais - para o plano individual interno - relações intra-pessoais. Assim, a escola é o lugar onde a intervenção pedagógica intencional desencadeia o processo ensino-aprendizagem.
Priorizando as interações entre os próprios alunos e deles com o professor, o objetivo da escola, então, é fazer com que as experiências expontâneas, que as crianças desenvolvem na convivência social, evoluam para parte de um sistema organizado de conhecimentos adquiridos pelo ensino. Nesse sentido, o mediador é quem ajuda a criança concretizar um desenvolvimento que ela ainda não atinge sozinha. Na escola, o professor e os colegas mais experientes são os principais mediadores.
O aluno não é tão somente o sujeito da aprendizagem, mas, aquele que aprende junto ao outro o que o seu grupo social produz, tal como: valores, linguagem e o próprio conhecimento.

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