quinta-feira, 15 de julho de 2010

O Uso das Tecnologias no Processo de Ensino


A utilização educativa das tecnologias torna-se uma questão cada vez mais urgente . É possível afirmar que, nos mais diferentes espaços, os mais diversos textos sobre educação têm, em comum, algum tipo de referência à utilização das TICs nas situações de ensino e que estas podem constituir novos formatos de situações de ensino aprendizagem. A presença das tecnologias na educação (TV, vídeo, computador, etc.) aponta para o não distanciamento em relação às demais práticas sociais de muitos sujeitos e a possibilidade de acesso de outros tantos.
Os nossos dias vivenciam um desenrolar de situações que registram as mudanças no que se refere a presença das Tecnologias num movimento em direção à análise dos sentidos em que esse momento que requer uma avaliação de posturas e ações .Enquanto na sociedade a evolução tecnológica faz precipitar um futuro com uma aceleração cada vez mais importante, a escola tem continuado a ver essa transformação distanciada do seu cotidiano da realidade autêntica.Com isso percebemos que a utilização das Tecnologias no processo ensino-aprendizagem é importante , já que os alunos em seu cotidiano utilizam essas ferramentas Nesse contexto, a exploração das tecnologias contribuirá para o sucesso do desempenho das atividades.
Apesar de estarmos inseridos em um contexto educacional onde a presença das tecnologias ,tem mostrado a sua importância para a melhoria da qualidade do ensino,enfrentamos uma série de barreiras, dentre elas o distanciamento dos profissionais de educação das novas tecnologias. Propor alternativas que venham ajudar a solucionar ou dar subsídios que possam promover a inclusão social/digital através de formações sobre o tema abordado pode ser importante . A relevância dessa formação relaciona-se com à perspectiva para a reflexão dos professores sobre a necessidade de construir competências para utilização das tecnologias da informação e comunicação, partindo de resultados obtidos em estudos e discussões realizadas nessa temática. Permitirá também aprofundar as questões relacionadas à inclusão digital dos alunos , tendo em vista as Políticas Públicas em desenvolvimento.E também poder contar com a ajuda desses profissionais no sentido de buscar informações e ter vontade para buscar meios de aprendizagens desses recursos tecnológicos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário